Giesteira

Home Localização Contactos Link's

Up ]

 

São Sebastião da Giesteira

Topónimo considerado interessante por conjugar a devoção  do povo Eborense a um dos primeiros  santos do Cristianismo, e a característica  GIESTA, planta muito típica da ruralidade alentejana.

Segundo a tradição local, o nome da freguesia fica a dever-se  ao aparecimento do Santo Padroeiro S. Sebastião na Ribeira da Giesteira, ou, ainda segundo a lenda, porque a imagem do Santo Patrono é feita de madeira que foram buscar à Ribeira da Giesteira.  

O principal aglomerado populacional da freguesia é S. Sebastião da Giesteira, à volta do qual se distribuem  outros pequenos núcleos populacionais, entre os quais Castelos e Ilha Fria. Podem ainda ser apontados os lugares de B.º das Flores e B.º Novo actualmente inseridos no perímetro de S. Sebastião da Giesteira. Nesta freguesia rural existem ainda montes com os seguintes topónimos: Alpendres, Banhos, Batalha, Carrascal, Cortiçadas, Defesa, Espadaneira, Fonte Santa, Granja e Granjinha dos Padres, Negracha, Outeiro, Pedreira, Pégoras, Pinheiro do Campo e do Mato, Pomar da Fonte Santa, Seixo, e outros.

É uma freguesia rural muito antiga, cujas origens documentais se desconhecem, mas que se sabe já existir no início do Séc. XVI.

topo

 

Aspectos Culturais
Património Construido
Património Natural
Roteiros

Página Desenvolvida no âmbito da acção "Home Page" do Projecto Sítio@Site - Desenvolvimento Sociocomunitário

ue.jpg (4121 bytes)

bandeira de portugal.jpg (6300 bytes)

poefds.jpg (8365 bytes)

UNIÃO EUROPEIA- Fundo Social Europeu

Ministério da Segurança Social e do Trabalho Governo da República Portuguesa

Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS)